terça-feira, 8 de janeiro de 2013

“Escola de princesas” acende discussão sobre papéis de gênero e adultização de meninas


Gente,

amei esse texto do Robson Fernando de Souza!

Na verdade, tenho um medo terrível que um blog de moda determine como uma pessoa deve viver. Ninguém deve submeter-se ao gosto de outra pessoa. O que costumo indicar são as tendências que estão sendo usadas e as novidades que surgem. Quem deve decidir o que vestir é você. A roupa (o look) é um reflexo do seu ser, único, não copiável, singular. 
Fica para reflexão. 

Beijinhos,

“Escola de princesas” acende discussão sobre papéis de gênero e adultização de meninas



Na sexta-feira passada, o MG TV da filial da Globo no Triângulo Mineiro passou uma reportagem sobre uma “escola de princesas” em Uberlândia (MG). Menos detalhes do que nos interessaria foram passados na matéria, mas o que foi mencionado já nos convida a uma discussão franca sobre a socialização de meninas num papel de gênero determinado e a adultização de meninas que deveriam estar brincando – ao invés de se maquiando como adultas. No curso, crianças entre 8 e 12 anos aprendem noções de como princesas de famílias reais se comportam – ou, aliás, são obrigadas a se comportar – diante de um jantar de uma família real de uma monarquia, nos cuidados (muito precoces) com maquiagem, com vestuário etc.

É bastante perceptível o teor de aculturação de crianças num papel de gênero que a sociedade patriarcal ocidental, desde a Europa medieval até ainda hoje, espera de mulheres. A reportagem fala claramente de “cuidar da beleza”, serem meigas, usar maquiagens, arrumar quartos coloridos de rosa, usar brinquedos convencionalmente reservados a meninas, preparar a mesa do jantar, entre outros aspectos que de fato acostumam as pequenas garotas à ideia de que os princípios culturais das princesas de reinos europeus são bons para a sua “feminilidade”.

Nisso a “escola de princesas” acaba reforçando que o papel da mulher é ser dócil e encantadora (ou seja, dentro dos padrões de beleza vigentes) para a inspiração dos homens e fazer serviços domésticos em detrimento de trabalhos que as emancipem – embora o curso de férias das pequenas “princesas” também fale da filantropia sócio-humanitária empreendida por princesas da modernidade, algo que, porém, pode ser feito por qualquer mulher, independentemente de status e classe social. Fora o engajamento filantrópico, não parece ensinar as meninas a se tornarem mulheres decididas, trabalhadoras (cujo trabalho edifique o indivíduo e a coletividade), independentes e dispostas a mudar as raízes dos problemas do mundo – entre eles a própria diferenciação sociopolítica entre princesas moradoras de palácios e mulheres comuns.

Acaba passando assim, apesar da ótima intenção da fundadora da escolinha, um incentivo ao comportamento submisso e ao conservadorismo social – no qual a filantropia aparece para aliviar os piores sintomas das injustiças e desigualdades sociais mas nada pode fazer para curá-las e subverter a ordem injusta que as causa.

Outro aspecto que chama atenção para a discussão é o uso de maquiagens e o ensinamento de modos comportamentais típicos de princesas europeias adultas, o que caracteriza uma incitação à adultização das crianças e ao consequente abandono do espírito de infância delas. Quando deveriam estar com seus anseios voltados a brincar (e se sujar muito como toda criança deveria) e estudar em suas escolas de ensino fundamental, estão sendo induzidas a adquirir comportamentos e preocupações que, além de serem tipicos de mulheres já crescidas, limitam bastante o potencial de ser criança dessas meninas.

Crianças não deveriam ter preocupação nenhuma em obedecer a arbitrários padrões de beleza e papéis de gênero nem em atender a etiquetas comportamentais típicas de uma realidade incompatível com o seu tempo (século 21, época de hegemonia das repúblicas ditas democráticas, questionamento de tradições de desigualdade social e negação dos valores essenciais do Estado-nação) e espaço (Brasil, América Latina, distante das tradições das monarquias europeias). Atentar-se a esses costumes a tão tenra idade prejudica sua infância e anula sua vontade de ser criança e se comportar como tal. Por isso, a “escola de princesas” acaba tendo um papel ainda mais prejudicial na formação dessas garotas.

Isso torna muito discutíveis a perpetuação cultural da tradição de admiração dos padrões de beleza, riqueza material e comportamento das princesas de reinos da Europa medieval e moderna e também a adultização das crianças – e consequente inibição da infância em promoção de uma precocidade nociva. E ainda pode haver muito mais a se criticar sobre isso. Portanto, tal tema merece a atenção d@s feministas e também dos defensores dos direitos da criança e do adolescente.

Autor: Robson Fernando de Souza
Fonte: Consciencia.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário