quarta-feira, 1 de outubro de 2014

5 passos para ajudar os filhos a descobrirem talentos

* Publicado originalmente no site familia.com.br

Algumas crianças mostram-se talentosas em algumas áreas particulares bem cedo, enquanto outras descobrem seus talentos quando mais crescidas. Dicas de como ajudar nossos filhos a descobrirem seus talentos.

* Chris Ayres


  • Algumas crianças mostram-se talentosas em algumas áreas particulares bem cedo, enquanto outras descobrem seus talentos quando mais crescidas. Algumas podem ter um talento nato para música, ou como atores e atrizes, enquanto outras podem apresentar facilidade num determinado esporte e tornarem-se um atleta famoso.
    Dicas de como ajudar nossos filhos a descobrirem seus talentos.
  • 1. Aprendendo

    Descobrir diferentes atividades que os filhos gostem de fazer, e verificando a facilidade com que desenvolvem os talentos. Seja uma ida ao museu ou ao zoológico, bem como à livraria ou a algum evento. O importante é facilitar que a criança tenha contato com muitas atividades e situações diferentes onde ela veja pessoas agindo e trabalhando.
  • 2. Encoraje, mas não force

    Se você forçá-lo a fazer algo, ele poderá se ressentir e consequentemente tornar o prazer em obrigação e perder a vontade de fazer. Praticar piano pode ser em diferentes horas do dia depois da escola, não necessariamente por um longo tempo sem antes ter comido algo ou feito a lição de casa.
  • 3. Disponha-se a ajudar

    Procure por classes em centros esportivos, ou comunitários. Pode ser classes de idiomas, matemática, redação e literatura, desenvolvimento cognitivo, pintura, natação, futebol, qualquer coisa que o ajude a explorar interesses e talentos específicos. Acompanhe-o quando puder para incentivar os bons resultados e mostrar que está interessado em seu desenvolvimento.
  • 4. Testes vocacionais

    Para pré-adolescentes e adolescentes, existem muitas opções de testes vocacionais que podem ser aplicados à medida que seu interesse mude. Pode ser que a escola tenha programas de aplicação, ou alguns outros recursos podem ser utilizados.
  • 5. Dê-lhe tempo

    A descoberta dos talentos é feita de erros e acertos, necessários para lapidá-los e refiná-los de forma a escolher aqueles que lhe darão os melhores frutos. É importante estar aberto, sempre tentando e experimentando novas atividades.
    Ajude seu filho a entender que os talentos tem algumas características:
    1. Todos temos coisas que gostamos muito de fazer.
    2. São coisas que trazem satisfação e felicidade nos resultados.
    3. É algo que temos facilidade e fazemos bem.
    4. Algo que nos trouxe elogios provenientes de outros.
    5. É fácil de lembrar e explicar, bem como ensinar outros sobre.
    6. Algo que prende nossa atenção e nos fascina.
    7. Você gosta de aprender e se aperfeiçoar nessa atividade.
    8. Quando está fazendo, o tempo praticamente para e o desejo de se destacar nessa área cresce com o tempo.
    9. Você admira e respeita pessoas que fazem isso, e quer ser como elas.
    10. Todo talento para ser desenvolvido precisa ser trabalhado com afinco.
    Michael Jordan disse: "Todo mundo tem talento, mas a competência requer trabalho duro."
  • Chris Ayres é mãe, esposa, fotógrafa e autora de vários livros entre eles o best-seller The Love Chest
    - O Baú do Amor em português. Possui formação em Psicanálise e Publishing e é gerente geral do site Familia.com.br. Para contatá-la, visite seu website ou sua fanpage.
    0

Nenhum comentário:

Postar um comentário