quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Espaço Troca Livros de São Bernardo realiza feirão

No evento, que chega à quarta edição e acontece das 9h às 14h, será possível trocar também vinil, CDs, DVDs e VHS; a entrada é gratuita




Fonte do saber e do conhecimento, o Espaço Troca Livros, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo, realiza no dia 18 deste mês, das 9h às 14h, a quarta edição do Feirão Troca Livros. Só poderão ser trocados objetos da mesma categoria - livro por livro e revista por revista, por exemplo. Também será possível a troca de discos vinil, DVDs e VHS.

Criado em agosto de 2000 a partir do excedente das bibliotecas municipais, o espaço possui acervo de aproximadamente 35 mil títulos, da literatura nacional, estrangeira, infantil, autoajuda, ciências sociais e psicologia, entre outros. No período de maior procura - dezembro a fevereiro e entre julho e agosto - para doação ou trocas, o local recebe por mês cerca de mil visitantes das mais variadas faixas etárias.

Mais do que um local de passagem para a entrega e retirada de livros, o espaço, que também oferece dois computadores para pesquisas, serve ainda como um "cantinho" para reflexão e busca de informação. "Tem um senhor que almoça aqui perto quase todos os dias e depois vem para cá ler os jornais do dia. Ele só se interessa por notícia. Tem outro que vem a cada 15 dias para trocar livros", conta a bibliotecária Simone Panighel.
O número 624 da Avenida Francisco Prestes Maia, no Centro, se tornou o paraíso dos estudantes. No aconchegante casarão de cômodos espaçosos e amplo quintal é possível encontrar títulos dos mais variados autores, nacionais e estrangeiros. "Estou estudando para o vestibular e aqui encontrei o "Alienista" (Machado de Assis), que dificilmente se acha nas bibliotecas, porque está sempre emprestado", comentou a estudante Tamires Tenório Magalhães Tunes, 19 anos.

A moradora do Jardim Santa Terezinha aproveitou a passagem pelo local para trocar "God of War" (de Robert E. Vaderman, que deu origem aos jogos) por "Assassin's Creed", de Oliver Bowden. "É a terceira vez que venho, e outros amigos passaram a vir depois que comentei sobre o espaço. É uma excelente opção para quem gosta de ler e não tem dinheiro para comprar livros. É ótima opção não apenas para renovar a estante, mas para troca de conhecimento", avalia Tamires.

Há ainda os que visitam o espaço em família para garimpar novidades. Sempre que pode a dona de casa Maria Lúcia Moura Silva, 49 anos, moradora do Centro, vai acompanhada de um dos filhos. "Para o Geovanni (8 anos) pego gibis e, para os dois mais velhos, que têm 14 e 17 anos, livros que são indicados pelos professores para trabalho escolar. Frequento desde que conheci, há dois anos, e já trouxe para doação umas três caixas de livros."

Quando há livros com títulos repetidos, algumas unidades são encaminhadas para as bibliotecas municipais. Os livros a serem doados ou para troca precisam estar em bom estado. "Não trocamos livros de mesmo título para que não aconteça de a pessoa deixar um de edição mais antiga e levar um mais atual, mais conservado", destacou Simone Panighel.
O endereço se tornou referência para pessoas de outras cidades do Grande ABC, da Região Metropolitana, da Capital, e até de outros municípios. "Tem uma senhora que mora em uma cidade de Minas (MG), que praticamente a cada seis meses passa aqui para trocar livros. Ela aproveita que vem a São Bernardo visitar os netos", conta a bibliotecária.

Serviço - O Espaço Troca Livros fica na Avenida Francisco Prestes Maia, 624, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Outras informações pelo telefone 4122-5983 ou pelo e-mail trocalivro@saobernardo.sp.gov.br.
Fotos - Raquel Toth

Nenhum comentário:

Postar um comentário