quinta-feira, 11 de junho de 2015

Salto recebe o projeto cultural Piquenique Literário do "Ler é Uma Viagem"



Praça São José será transformada em um ambiente convidativo para arte e a leitura, com diversas atrações gratuitas para a população

No mês de junho, Salto receberá um projeto que promete envolver a população, ocupando as praças públicas com diversas atividades que visam estimular o hábito e o prazer pela leitura. Trata-se do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, projeto aprovado na Lei Rouanet que, com a assessoria da VR Projetos, recebeu patrocínio da empresa CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração para visitar o município e seus distritos. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e acontece no domingo, dia 21, das 15h às 18h.

O Piquenique Literário tem como símbolo central uma árvore de livros, as obras são penduradas nos galhos da vegetação local convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. A decoração dos espaços será composta ainda por varais de poesias e trabalhos de artesãs e artistas locais, formando uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, os participantes poderão conferir um sarau com leitores públicos, contadores de histórias, músicos e ainda um espaço para troca de livros. “Convidamos a todos para que levem seus livros antigos, pois haverá um espaço reservado para a troca de livros durante os piqueniques”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Além disso, o evento, que no mês de agosto estará em Itu, conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Por isso, parte do projeto se dedica a realizar oficinas gratuitas de formação de mediadores de leitura, que poderão atuar nesses eventos do Ler”, comenta Élida. Essas oficinas foram realizadas nas manhãs sábados que antecederam o piquenique, na Biblioteca Municipal Paço dos Taperás.

Acessibilidade universal e consultoria ambiental
O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de tradutor de libras, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde, que vai colaborar para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário